29 de setembro de 2009

Arena de Verona


A Arena de Verona é um anfiteatro romano, localizado em Verona, Itália, conhecido pelas monumentais produções de ópera que nela são apresentadas. É uma das estruturas do seu tipo que se encontram melhor conservadas.

A Arena foi construída em 30 AD numa zona que, à época, se encontrava fora das muralhas da cidade. Os ludii (espectáculos e jogos) que ali se encenavam eram tão famosos que alguns espectadores se deslocavam grandes distâncias propositadamente para assistir. O anfiteatro tem uma capacidade para 30.000 espectadores.

A fachada era originalmente de pedra calcárea, branca e rosada, originária de Valpolicella. Depois de um terramoto que ocorreu em 1117 e que quase destruíu o anel exterior, com excepção da zona denominanda Ala, a Arena foi utilizada como pedreira para outros edifícios. As primeiras intervenções de restauro aconteceram no Renascimento e tiveram por objectivo recuperar a funcionalidade da Arena para representações teatrais.

Graças à sua impressionante acústica, a Arena de Verona é um excelente local para a realização de concertos, prática que se iniciou em 1913. Hoje em dia, são ali apresentadas anualmente cerca de quatro óperas, entre Junho e Agosto, no âmbito do Festival Lírico Areniano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário