22 de setembro de 2009

Beleza italiana-Cinque Terre




Às margens do Mediterrâneo, essas cinco pequenas vilas estão entre os lugares mais encantadores da Itália

Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso: penduradas nas encostas da Riviera Italiana, no sul da Ligúria, as cinco pequenas vilas chamadas de Cinque Terre estão entre os lugares mais encantadores da Itália. Elas foram fundadas na Idade Média, entre os séculos 11 e 13, e ficaram conhecidas por produzir um vinho adocicado - no passado, piratas sarracenos chegaram a invadir a região em busca dele. Hoje, os velhos terroirs das vinícolas, ainda em atividade, servem de cenário para trilhas nas montanhas, que atraem de mochileiros solitários a casais apaixonados. Mas a área de Cinque Terre, que foi transformada em parque nacional em 1999, nem sempre esteve entre os destinos italianos mais procurados. Sem relevância econômica, as vilas sobreviveram durante muito tempo da pequena produção de vinho e, em menor medida, da pesca. Esse "esquecimento" fez com que os lugares mantivessem suas qualidades primordiais intactas, com ruas estreitas, pouquíssimos habitantes e praticamente nenhum lugar para carros. Nos últimos 30 anos, a belíssima faixa de terra banhada pelo Mar Mediterrâneo e recortada por rochedos passou a ser visitada por interessados em hospedar-se num quarto de pensão e comer calamari numa biboca local - algo como descobrir o "real sabor" da Itália. Em Cinque Terre, saem as massas e a tarantela e entram pescadores, cozinha mediterrânea, barquinhos coloridos... Importante: a comida, além de boa, é barata.

Outras informações:

# Consulado-Geral do Brasil em Milão: Corso Europa, 12; 39-02/777-1071 ou 335-7278-117 (plantão consular, só para emergências)
# Hora local: + 4
# Melhor época: Do final de maio ao começo de setembro, as temperaturas na Itália alcançam 25 graus e o clima fica bastante agradável para pegar uma praia.
# Para ligar a cobrar para o Brasil: 800-172-211
# Transporte: O Cinque Terre Card permite uso ilimitado de trens e ônibus, garantindo a circulação entre as cinco vilas – cada uma delas tem uma estação de trem. O bilhete, com validade de um, três ou sete dias, pode ser adquirido nas estações ou na entrada do Parque Nacional de Cinque Terre. O percurso entre as localidades pode ser feito a pé: o mais belo é a Via dell’Amore, que liga Riomaggiore a Manarola e leva cerca de 30 minutos para ser percorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário