5 de novembro de 2009

História do idioma italiano



A história da língua italiana é muito complicada, mas o italiano moderno é o resultado de alguns eventos relativamente recentes. Os textos mais antigos que se conservam em italiano (os anteriores se consideram latim vulgar) são fórmulas legais da Região de Benevento que datam dos anos 960-963 da era cristiana. O italiano se formalizou no século XIV com as obras de Dante Alighieri que misturou os dialétos do sul da Italia, sobre tudo o Siciliano, com seu dialéto da Toscana, para escrever poemas épicos que se conheceram como Comédia, mais tarde Boccaccio os chamaria Divina Comédia. As obras de Dante se leram em toda Italia e o dialéto no qual se escreveu se considerou um padrão standard que todos podiam reconhecer. Ainda hoje se reconhece a este autor por normalizar a língua italiana.

O italiano é uma língua romance que pertence a familia das indoeuropeias. Se fala na península italiana, sul da Suiça, San Marino, Sicilia, Córcega, Cerdenha, na costa norte do Mar Adriático, além do Norte e América do Sul.

O italiano deriva da forma falada do latim vulgar. Mas o surgimento de outras línguas derivadas também do latim vulgar simplificou muito a língua italiana. Muitas das formas que o latim expresava mediante os casos se perdem e se comunicam por meio de outras palavras ou pela ordem da frase, que em latim havia sido mito flexível porque as relações entre as palavras se expresavam mediante os finais das mesmas.

Estas mudanças fizeram com que os habitantes da península italiana apenas pudessem entender o latim, que ainda se seguia utilizando nos serviços religiosos e nos documentos legais. Alguns escritores italianos de Florencia, numa tentativa de dar prestígio e enobrecer a língua, inventaram um italiano novo baseado no dialéto vernacular da Toscana (de 1100 e primeiros anos de 1200) e enrriquecido por neologismos e emprestimos do latim. Esta nova língua se convirteu no veículo de expressão de Dante, Ariosto, Boccaccio, Tasso e outros autores do Renacimiento Italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário