1 de novembro de 2009

Paparazzo



Paparazzo (no plural paparazzi) é uma palavra da língua italiana utilizada para designar os repórteres que fotografam pessoas famosas sem autorização, expondo em público as atividades que eles fazem em seu cotidiano.

Normalmente o paparazzo é um repórter fotográfico bastante indiscreto e comumente se torna alvo da fúria das celebridades que são flagradas fazendo algo fora do comum, ou mesmo durante um gesto mais informal. Após conseguir as fotografias os paparazzi podem vendê-las a imprensa por valores significativos (que podem variar em função da fama da celebridade e da situação que se encontrava no momento em que foi fotografada).

O termo deriva de uma metáfora e uma sinédoque do escritor Ennio Flaiano descrevendo fotógrafos, comparando a lente da câmera à abertura e fechamento das válvulas de moluscos, que são chamadas no dialeto abruzzese de "Paparazze", e por extensão a pessoa por trás da câmera.[carece de fontes?] Haveria, ainda, um grande mosquito siciliano denominado "paparaceo".

A palavra foi popularizada no cinema. No filme La dolce vita (1960), de Federico Fellini, o jornalista Marcello Rubini (representado por Marcello Mastroiani, era acompanhado pelo fotógrafo Signore Paparazzo (Walter Santesso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário