4 de novembro de 2009

Roma escondida: Vicus Caprarius



A cidade de Roma na superfície, sob os olhares de todos, muitos a conhecem, mas a outra, a que está escondida no subterrâneo, secreta e misteriosa em vários pontos de vista muitas vezes está inacessível, mas existem algumas raras exceções.

Hoje por sorte, mais recursos e oportunidades chegam para socorrer os apaixonados e novatos exploradores dos cantos menos expostos e mais remotos de Roma.

Começamos com a exploração do Vicus Caprarius rebatizado La Città dell’Acqua (A cidade da água) e da trilha subterrânea menos conhecida que passa sob a Fontana di Trevi, a grande mostra barroca do antigo Acquedotto Vergine (Aqueduto Virgem), e a grande cisterna de distribuição e o complexo sistema hidráulico que até hoje alimenta as fontes do centro histórico, confirmando a perfeição alcançada pelos romanos na engenharia hidráulica.

O complexo arqueológico subterrâneo que foi descoberto perto da Fontana di Trevi durante os trabalhos de reestruturação do ex-Cinema Trevi, pelo grupo Cremonini entre os anos de 1999 e 2001, nos permite admirar as imponentes estruturas de uma domus da idade do Império Romano, o castellum aquae (tanque) do Aqueduto Virgem e as peças (entre elas o famoso vulto de Alessandro Helios e algumas moedas romanas encontradas nas camadas mais fundas, que levam os pesquisadores a acreditar que existia uma feira de comércio nas redondezas) encontradas durante os três anos de escavações e agora expostas no rico antiquário que foi montado no local.

O acesso a zona arqueológica do Espaço Cremonini fica no vicolo del Puttarello 25, uma pequena rua que fica um pouco antes de uma livraria famosa. A bilheteria é a mesma da sala de cinema Alberto Sordi (administrada pela Escola Nacional do Cinema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário