12 de março de 2010

Caravaggio é mais apreciado que Michelangelo?



O New York Times coloca uma questão muito concreta e cativante: Caravaggio superou Michelangelo?” Foram preciso 5 séculos para que esta superação acontecesse, mas aconteceu.

Ao menos do ponto de vista das publicações científicas, como nos mostra o historiador de arte canadense, Philip Sohm, da Universidade de Toronto. Dos dois Michelangelo da pintura (O nome real de Caravaggio era “Michelangelo Merisi”, e era de um pequeno vilarejo perto de Bergamo: Caravaggio. Antigamente as pessoas mais conhecidas acabavam sendo reconhecidas pelas cidades de onde vinham), Caravaggio hoje já supera seu colega .

Mas, segundo Sohm, não se trata apenas de uma questão de críticos e historiadores, mesmo se o fenômeno da “Caravaggiomania” começou com os italianos Lionello Venturi e Maurizio Calvesi, que durante o século XX fizeram de tudo para mostrar a importância de um mestre quase “condenado” pela história. O público adora as grandes mostras de Caravaggio, independente do tema, e de quais artistas serão colocado ao lado dele.

Isso é que realmente significa estar “a frente de seu tempo”. O não ser clássico em seu próprio tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário