26 de março de 2010

Mais costumes sociais italianos

A combinação entre a personalidade do italiano que tende muito para a impulsividade, o gosto pela velocidade e uma certa resistência em obedecer regras resulta num trânsito às vezes frenético e confuso, carros parados em fila dupla, e muitas discussões na rua. Parecem que eles vivem estressados. É só parar numa esquina para perceber. Para melhorar este comportamento as autoridades estão endurecendo as regras do trânsito e tornando os exames para a carteira de motorista mais rígidos, assim como no Brasil. Para enfrentar o problema do espaço nas ruas estreitas, eles preferem os mini-carros de apenas dois lugares, e as motos (scooters). Vê-se muitas motorinos que é uma versão moderna da vespa clássica. Existem modelso de 50 a até 500 cilindradas. Parece gozação, mas tem até Motorino para bêbado, com duas rodas na frente. O bêbado cai, mas a moto não...

As multas de trânsito rendem uma arrecadação fabulosa para o Governo da Itália.

No café da manhã eles preferem doces, ao invés de alimentos salgados. Ao servir, oferecem dois tipos de açúcar: o que eles chamam de “Normal”, que é o açúcar de beterraba, e o mascavo, que é o açúcar de cana, importado do Brasil.

O italiano só come arroz se for cozido como macarrão e temperado como o tal, ou nos famosos risotos. No lugar do arroz e feijão o que acompanha a refeição dos italianos é o pão. Já a forma de comer é bem diferente, não se faz um prato único com tudo mistura. Tem o primeiro prato que é uma massa ou sopa, o segundo que é a carne, peixe com legumes e salada, e depois o queijo, a fruta e o indispensável café.

Os italianos reparam muito no modo de vestir dos outros e roupas incomuns chamam a atenção. Nas igrejas o rigor é total: não permitem a entrada de quem veste shorts, camisa regata ou blusas decotadas.

Cerca de 85% da população italiana é católica apostólica romana.

Os pequenos delitos como furtos de carteiras ou bolsas, ou arrombamento de veículos (raramente estão guardados em garagens), são comuns em cidades maiores. Mas crimes violentos são raros em toda Itália.

Outra curiosidade é que as sacolas plásticas nos supermercados são pagas.Costume que aliás deveria ser cultivado no Brasil também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário