25 de março de 2010

Tradições italianas: novas regras para as carroças romanas


Nem todos sabem a origem do nome das ‘botti”: as carroças romanas puxadas por cavalos, é que antigamente elas serviam para o transporte de mercadorias e de barris de vinho, que em italiano chamam-se botti. Estas carroças são sempre motivos de polêmicas na Itália, criticadas principalmente, pelas associações ambientalistas e protetoras de animais, e defendidas pelo Ministérios do Turismo, por ser uma atração tradicional da capital italiana. Nestes dias, o governo italiano aprovou um novo regulamento paras as carroças.

Entre as principais novidades, em primeiro lugar a obrigação de ter uma placa de transito, a proibição de transitar pelas ruas da cidade carregando peso excessivo para não sobrecarregar os cavalos que não poderão trabalhar mais de 8 horas por dia. Aliás, parece que a Universidade de Roma, La Sapienza, está desenvolvendo um projeto que permite que os cavalos sejam amarrados a uma carroça elétrica, mais leve e mais fácil de manobrar.

As ‘boticelle’ poderão circular apenas nas regiões com trafego limitado do centro histórico, do bairro Trastevere, de Testaccio e de villa Borghese, mas no regulamento foram inseridas algumas ruas onde podem circular: via Vittorio Veneto, viale Trastevere, piazza della Repubblica, via della Consolazione, via dei Fori Imperiali e via Petroselli. Não poderão passar pelas ruas: via Barberini, Crispi, Quattro Fontane, della Dataria, salita Del Grillo, via Panisperna e via San Sebastianello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário