30 de setembro de 2009
Monumentos italianos: Fontana di Trevi, lendas e curiosidades
É a mais importante e bonita de Roma, sem dúvida também um dos lugares mais românticos onde levar o seu amor: a Fontana di Trevi (Fonte).
Todos conhecem a lenda da moeda que quando é jogada de costas para a fonte, assegura um retorno a Roma. Mas a Fontana di Trevi esconde também outras lendas, que foram surgindo durante quase dois séculos de sua história (ela foi inaugurada em 1761).
Uma destas lendas se refere a Nicola Salvi, o arquiteto que projetou a fonte. Segundo a lenda, a escultura no muro que circunda a fonte na esquina com o rua da Stamperia, que parece representar um grande vaso, tenha sido colocada por Salvi por um motivo bem preciso.
Parece que o arquiteto não se dava muito bem com um barbeiro que tinha sua loja bem na rua que hoje é a da Stamperia. O barbeiro o assediava com criticas e julgamentos negativos sobre os trabalhos na fonte. Assim Salvi colocou a sua frente este vaso, de forma que não pudesse mais ver os trabalhos. Os romanos depois re-batizaram esta escultura com o nome de asso di coppe (ás de copas), pela sua semelhança com a carta de baralho.
As outras duas lendas se referem aos casais de namorados. Para todas as namoradas cujo amado deve servir o exército ou viaja por trabalho, é garantido amor eterno se fazer com que o namorado beba um copo de água da fonte e depois quebrem o copo, assim o homem não esquecerá dela jamais.
Outra forma mais simples e sobretudo mais saudável para prometer amor eterno é o de beber na chamada Fontanina degli Innamorati (fontezinha dos apaixonados) que fica do lado direito, perto do às de copas. Só precisa que os dois apaixonados bebam juntos para serem fiéis por toda a vida.
Uma outra curiosidade sobre a fonte é em relação ao seu nome: porque se chama Fontana di Trevi? Na idade média três ruas se cruzavam naquele local formando um trivium ou seja, um cruzamento de 3 ruas (que porém se localiza no limite da praça dei Crociferi). Neste local ficava a mostra da Água Virgem, da qual deriva a Fontana di Trevi. Hoje é possível ainda admirar uma característica do bairro medieval desenvolvido nas proximidades: trata-se do arco no lado oposto da fonte, cujas colunas se erguem no meio das vitrines da loja da Benetton
29 de setembro de 2009
Arena de Verona
A Arena de Verona é um anfiteatro romano, localizado em Verona, Itália, conhecido pelas monumentais produções de ópera que nela são apresentadas. É uma das estruturas do seu tipo que se encontram melhor conservadas.
A Arena foi construída em 30 AD numa zona que, à época, se encontrava fora das muralhas da cidade. Os ludii (espectáculos e jogos) que ali se encenavam eram tão famosos que alguns espectadores se deslocavam grandes distâncias propositadamente para assistir. O anfiteatro tem uma capacidade para 30.000 espectadores.
A fachada era originalmente de pedra calcárea, branca e rosada, originária de Valpolicella. Depois de um terramoto que ocorreu em 1117 e que quase destruíu o anel exterior, com excepção da zona denominanda Ala, a Arena foi utilizada como pedreira para outros edifícios. As primeiras intervenções de restauro aconteceram no Renascimento e tiveram por objectivo recuperar a funcionalidade da Arena para representações teatrais.
Graças à sua impressionante acústica, a Arena de Verona é um excelente local para a realização de concertos, prática que se iniciou em 1913. Hoje em dia, são ali apresentadas anualmente cerca de quatro óperas, entre Junho e Agosto, no âmbito do Festival Lírico Areniano.
26 de setembro de 2009
Técnico da Itália quer jogadores da Azzurra vacinados contra nova gripe
O técnico da seleção italiana, Marcello Lippi, anunciou nesta sexta-feira que estuda pedir a vacinação dos jogadores contra a nova gripe.
Lippi, que discursou em uma convenção sobre saúde na Toscana, contou que falou com o chefe da equipe médica da seleção e que está muito preocupado com a capacidade de propagação do vírus.
- Assim, pode ser que sejam tomadas medidas para a vacinação de todos os jogadores - afirmou o técnico.
Dentro do evento, Lippi falou também da longevidade de alguns jogadores, como Filippo Inzaghi e Paolo Maldini, este último recentemente aposentado.
- Por trás desses milagres, há muitos sacrifícios, suor e vontade de trabalhar - explicou.
25 de setembro de 2009
Curiosidades italianas: o time de futebol onde todos os jogadores tem o mesmo sobrenome
Um time de futebol do sul da Itália ( Serino, província de Avellino ) está para entrar no livro dos Guinness (dos recordes) por um motivo bem curioso: todos os jogadores têm o mesmo sobrenome: De Feo. E não é apenas coincidência, tudo isso foi uma idéia do presidente do “Team De Feo” (Maurizio De Feo, ex-jogador da série A), para garantir quinze minutos de fama e muitos simpatizantes.
O mais engraçado é que não são só os jogadores com o mesmo sobrenome, mas o treinador, o médico, os massagistas e também o patrocinador, todos são De Feo. O prefeito da pequena cidade desejou sorte para o destino do time e pelo destaque que a cidade obteve durante o seu mandato. Ah, adivinhem o nome dele? Sim, ele também é um De Feo. Gaetano De Feo
Trienal Milão: design italiano com Série Fora de Série
Enquanto cresce a expectativa pelo Salão do Móvel, que entupirá Milão com as mais interessantes novidades do design, vale a pena dar uma olhada na Collezione Permanente do Design Italiano da Trienal e na mostra Serie Fuori Serie (Série Fora de Série). Uma coleção enorme, fruto de doações privadas ou não, conservada nos arquivos da Trienal.
Fiat 500 Monza, série limitada para amantes da velocidade e do luxo
De Pictures |
Romeo Ferraris apresenta a nova 500 Monza, uma série especial de dez exemplares apresentada no autódromo que leva o mesmo nome. Cada unidade é destinada aos amantes da pista mas sem renunciar o luxo e festeja so 50 anos de vida a empresa.
O carro é dotado de um inédito kit aerodinâmico e um interior muito precioso em pele branca, marcada pelas cores do célebre circuito. Nos bancos, a logo do circuito bordada e até o teto recebe um revestimento especial. Para dar ainda mais exclusividade a cada uma das unidades, em cada uma vem inserica uma plaquinha de latão com o nome do feliz proprietário. Para os ainda mais exigentes, Romeo Ferraris desenvolveu com a marca Aznom, um set especial de bolsas e malas, em couro e fibra de carbono.
Passeios: conhecendo o Lago Maggiore de trem e balsa entre a Itália e a Suíça
No mapa ao lado temos um fato curioso, um itinerário ferroviário que atravessa o Lago Maggiore. É claro que é um efeito para divulgar o passeio: Lago Maggiore Express que propõe um itinerário combinado, trem + balsa, entre a Itália e a Suíça, entre as montanhas e os vales em volta do Lago Maggiore.
Uma viagem inesquecível de trem e de balsa para abraçar, no mesmo dia, toda a região do Lago Maggiore, desde as montanhas suíças até as italianas. Uma viagem rica de contrastes, que permite admirar os lugares mais belos e fascinantes na margem da região do Piemonte do Lago Maggiore, de visitar Locarno, na Suíça, para depois ir com o trem elétrico na selvagem Centovalli e alcançar o vale mais doce: Valle Vigezzo. Lorenço no IlTurista.info.
A passagem pode ser comprada com validade de um dia, que permite parar em Stresa, Isola Bella, Ascona, Locarno, no Valle Vigezzo ou nas Centovalli, que custa 30 euros a inteira e 15 a meia, mas existe também a possibilidade de adquirir a passagem especial, válida para dois dias, com as mesmas paradas, que custa 36 euros (18 a com desconto); neste segundo caso, é preciso se organizar para a estadia em uma das paradas. Também é possível almoçar a bordo da balsa, com reserva prévia. Um passeio lindo, que realmente vale a pena.
Roma homenageia Ayrton Senna no 15° aniversário da sua morte
Um leilão no eBay italiano de “relíquias” do grande piloto brasileiro Ayrton Senna, como o famoso capacete amarelo, um deles autografado pela atriz italiana Manuela Arcuri e tantos outras recordações preciosas de um dos maiores esportistas que o Brasil já conheceu. Tudo isso fez parte do envento “Ayrton Senna Anniversary“, uma exposição na Embaixada Brasileira em Roma dedicada ao gande e saudoso Ayrton
A mostra aconteceu de 18 a 20 de setembro, na sede da Embaixada na famosa Piazza Navona, na capital. Em três dias, a coleção de objetos e documentos foi vista por mais de 22 mil pessoas que prestaram homenagem ao grande piloto brasieleiro. O evento foi organizado pelo Instituto Ayrton Senna.
Música italiana: cantor Andrea Bocelli terá sua estrela na calçada da fama de Hollywood
A famosa Calçada da Fama de Hollywood em breve terá um novo pedacinho da Itália: o cantor Andrea Bocelli será homenageado com uma estrela só sua na calçada de Los Angeles, entrando na história da música. A noticia chega dos escritórios da HCC- Hollywood Chamber of Commerce, a empresa que avalia as candidaturas e decide qual das celebridades na lista podem pisar e serem fotografadas pelos turistas do mundo todo.
A cerimônia oficial acontece em 2 de março de 2010, o artista italiano foi reconhecido com esta homenagem assim como Ringo Starr, Bryan Adams e Van Morrison pela música, e de Russell Crowe, Emma Thompson, Colin Firth e o diretor de Titanic James Cameron, pelo cinema.
Bocelli tem um curriculm invejável que fala por ele mesmo: mais de 40milhões de discos vendidos no mundo, várias indicações ao Oscar e Grammy Awards, apresentações nos locais mais prestigiados do mundo. Entrará no exclusivo Clube dos ‘italianos coma a estrela’ que já tem a presença de Rodolfo Valentino, Anna Magnani, Arturo Toscanini, Enrico Caruso, Bernardo Bertolucci e Sofia Loren.
Miss Itália, a nova coroa com 3080 diamantes
Em comemoração dos 70 anos de Miss Italia, a empresa de jóias Miluna comemora o aniversário do famosos concurso com uma coroa de oito pontas cravada por 3080 diamantes naturais, com 135 quilates, em amarelo, amarelo com laranja e marrom. Estes decoram a base em ouro 18k com uma decoração floral.
Uma forma para relembrar as flores que adornavam o exemplar de 1957. O prêmio precioso será entregue à rainha da beleza por Federica Pellegrini, nadadora italiana medalhista do mundial. O objeto, um exemplar único, feito com paciência artesanal e técnicas do mais fino profissionalismo, é de valor inestimável.
22 de setembro de 2009
Garfo-invenção italiana
Acredita–se que o garfo tenha sido usado pela primeira vez no século XI‚ em casas italianas‚ para se comer frutas que poderiam manchar os dedos das mãos. Até então‚ as pessoas comiam com as próprias mãos ou ‚ muitas vezes‚ pegavam os alimentos com facas.
Foi só no final da década de 1450 (século XV) que os garfos começaram‚ lentamente‚ a subistituir as facas na alimentação. no século XVI‚ Henrique III introduziu o garfo individual (antes disso os garfos eram divididos entre as pessoas)‚ o que contribuiu bastante para que mais pessoas passassem a usá–lo. Entretanto‚ foi apenas por volta de 1620 (século XVII) que o uso dos garfos se difundiu e eles passaram a ser utilizados na maioria das mesas da Europa.
Na verdade‚ os garfos primitivos possuíam apenas dois dentes. no início do século XIX‚ os garfos de três dentes se tornaram grande moda. E os garfos de quatro dentes, parecidos com os que nós usamos hoje‚ só iriam surgir em 1880.
Beleza italiana-Cinque Terre
Às margens do Mediterrâneo, essas cinco pequenas vilas estão entre os lugares mais encantadores da Itália
Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso: penduradas nas encostas da Riviera Italiana, no sul da Ligúria, as cinco pequenas vilas chamadas de Cinque Terre estão entre os lugares mais encantadores da Itália. Elas foram fundadas na Idade Média, entre os séculos 11 e 13, e ficaram conhecidas por produzir um vinho adocicado - no passado, piratas sarracenos chegaram a invadir a região em busca dele. Hoje, os velhos terroirs das vinícolas, ainda em atividade, servem de cenário para trilhas nas montanhas, que atraem de mochileiros solitários a casais apaixonados. Mas a área de Cinque Terre, que foi transformada em parque nacional em 1999, nem sempre esteve entre os destinos italianos mais procurados. Sem relevância econômica, as vilas sobreviveram durante muito tempo da pequena produção de vinho e, em menor medida, da pesca. Esse "esquecimento" fez com que os lugares mantivessem suas qualidades primordiais intactas, com ruas estreitas, pouquíssimos habitantes e praticamente nenhum lugar para carros. Nos últimos 30 anos, a belíssima faixa de terra banhada pelo Mar Mediterrâneo e recortada por rochedos passou a ser visitada por interessados em hospedar-se num quarto de pensão e comer calamari numa biboca local - algo como descobrir o "real sabor" da Itália. Em Cinque Terre, saem as massas e a tarantela e entram pescadores, cozinha mediterrânea, barquinhos coloridos... Importante: a comida, além de boa, é barata.
Outras informações:
# Consulado-Geral do Brasil em Milão: Corso Europa, 12; 39-02/777-1071 ou 335-7278-117 (plantão consular, só para emergências)
# Hora local: + 4
# Melhor época: Do final de maio ao começo de setembro, as temperaturas na Itália alcançam 25 graus e o clima fica bastante agradável para pegar uma praia.
# Para ligar a cobrar para o Brasil: 800-172-211
# Transporte: O Cinque Terre Card permite uso ilimitado de trens e ônibus, garantindo a circulação entre as cinco vilas – cada uma delas tem uma estação de trem. O bilhete, com validade de um, três ou sete dias, pode ser adquirido nas estações ou na entrada do Parque Nacional de Cinque Terre. O percurso entre as localidades pode ser feito a pé: o mais belo é a Via dell’Amore, que liga Riomaggiore a Manarola e leva cerca de 30 minutos para ser percorrido.
Zucchero e as estrelas do Rock
Adelmo Fornacari (Reggio Emilia, Itália, 25 de setembro de 1955), mais conhecido como Zucchero, é um cantor italiano que merecidamente teva a oportunidade de cantar com varios astros do Rock,eis alguns exemplos:
Sting
Queen
Scorpions
Sting
Queen
Scorpions
9 de setembro de 2009
Itália: lugar preferido dos britânicos na Europa
Segundo a pesquisa do Travel Awards 2008, com mais de 25 mil participações, a Itália continua sendo o lugar preferido dos Britânicos para relaxar aqui na Europa. O destino desses turistas continua sendo os locais mais tradicionais para uma viagem aqui na Itália: Roma, Venezia, Florença, a região da Toscana etc.
Só o Brasil é melhor que a Itália», diz Buffon
Guarda-redes italiano afasta críticas e lembra casos bem piores na fase de qualificação
A vitória da Itália sobre a Geórgia, com dois autogolos de Kaladze, jogador do Milan, no passado sábado, não atenuou as críticas dos italianos à participação da selecção campeã do mundo em título na fase de apuramento para o Mundial 2010.
Na véspera de mais uma jornada de qualificação, em casa, frente à Bulgária, Gianluigi Buffon, guarda-redes da «azzurra» e da Juventus, lembrou que a Itália lidera o Grupo 8 e que há selecções com mais a temer.
«Há tantas equipas em crise! E fizemos bem melhor que muitas delas, dá para acreditar?», ironizou o jogador, referindo-se à França e à Argentina: «Querem despedir o Domenech? Claro, quando os resultados não aparecem é sempre assim. Maradona também está em risco? Já se sabe que no futebol é o treinador que está sempre em xeque.»
Com 17 pontos em sete jogos, mais um que a Irlanda (que tem mais uma jornada disputada) e seis que a Bulgária, adversária desta quarta-feira, a Itália está bem posicionada e optimista quanto à presença na África do Sul.
«Só o Brasil é melhor que nós. Já estamos à porta do Mundial e, por isso, temos de estar satisfeitos», defendeu Buffon.
Berlusconi flerta em tom de brincadeira em festa de seu partido
ROMA - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, fez brincadeiras em uma festa organizada pela juventude do seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), nesta quarta-feira, e flertou com uma das jovens durante uma sessão de perguntas.Berlusconi finge que fala em telefone ao fazer brincadeiras durante sessão de perguntas
Berlusconi, que foi a estrela da festa e fez um longo discurso sobre sua gestão nacional e internacional, respondeu em seguida às perguntas dos jovens.
Antes de uma jovem fazer sua pergunta, o primeiro-ministro se antecipou e disse que "dos meninos, dispensamos, mas as meninas devem dar antes seu número de telefone", o que provocou risos e aplausos.
Berlusconi se mostrou relaxado, otimista e fez brincadeiras: "Penso que os italianos se reconhecem em mim, sou um deles, que foi pobre, que tem interesse em coisas que interessa a eles, ama o futebol, sabe sorrir, ama os outros e entre os outros, sobretudo, ama as belas mulheres", disse.
Segundo ele, por isso, "o primeiro-ministro conta com um consenso de 64% entre os cidadãos".
"Silvio Berlusconi tem um apoio que é recorde absoluto em um momento de crise e apesar dos ataques ferozes que recebe", afirmou, em terceira pessoa, em referência às críticas feita a ele por alguns veículos de comunicação, em meio a fortes aplausos.
8 de setembro de 2009
Laura Pausini faz shows no Brasil em outubro
Sopa de Capeletti
Ingredientes
300g de capelete
2 litros de água
asas, pescoço, moela e carcaça de uma galinha
2 cebolas
1 cenoura
1 talo de salsão
1 folha de louro
noz-moscada, sal e pimenta a gosto
queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
Ferver por 30 minutos os pedaços de galinha com as cebolas, a cenoura, o salsão, o louro, o sal e a pimenta. Coar. Levar ao fogo, e quando levantar fervura colocar o capelete e a noz-moscada. Corrigir o sal, se necessário. Salpicar queijo parmesão ralado e servir.
Rendimento: 4 pessoas
1 de setembro de 2009
Quem tem direito a cidadania Italiana?
Tem direito a cidadania Júri Sanguinis, todos os filhos, netos, bisnetos, etc.. de italianos nascidos na Itália, se emigrados da Itália por volta de 1870, Se na linhagem de descendência encontra-se uma mulher, esta somente passa a transmitir a cidadania italiana após 1948. Sendo assim, terá o direito a requisita-la somente os nascidos após esta data.
O reconhecimento da cidadania italiana para quem tem este direito (Júri Sanguinis) pode ser requerido no Brasil (através da entrega da documentação necessária, na representação diplomática) ou na Itália diretamente nos "Comuni" (Prefeituras; habilitadas na Itália a desenvolver trabalhos de Cartório).
No Brasil em 1994 foi esclarecido (pelo Congresso Nacional) o conceito em relação à cidadania Júri Sanguinis liberando para aos Brasileiros a possibilidade de ter seja a cidadania Brasileira (Júri Solis) seja a Italiana (Júri Sanguinis), não subsistindo incompatibilidade, sendo que uma não obsta a obtenção da outra.
Na Itália isto já era possível a mais de uma década, porém na prática tornou-se viável a partir de dezembro de 2002 com uma portaria, autorizando a permanência do requerente no País, aguardando o fim do processo.
O desenvolvimento do processo na Itália é muito mais rápido. Assim, quem quer a cidadania para poder morar legalmente na Itália, em questão de meses, poderá realizar o seu sonho tendo em mãos os documentos necessários.
O reconhecimento da cidadania italiana para quem tem este direito (Júri Sanguinis) pode ser requerido no Brasil (através da entrega da documentação necessária, na representação diplomática) ou na Itália diretamente nos "Comuni" (Prefeituras; habilitadas na Itália a desenvolver trabalhos de Cartório).
No Brasil em 1994 foi esclarecido (pelo Congresso Nacional) o conceito em relação à cidadania Júri Sanguinis liberando para aos Brasileiros a possibilidade de ter seja a cidadania Brasileira (Júri Solis) seja a Italiana (Júri Sanguinis), não subsistindo incompatibilidade, sendo que uma não obsta a obtenção da outra.
Na Itália isto já era possível a mais de uma década, porém na prática tornou-se viável a partir de dezembro de 2002 com uma portaria, autorizando a permanência do requerente no País, aguardando o fim do processo.
O desenvolvimento do processo na Itália é muito mais rápido. Assim, quem quer a cidadania para poder morar legalmente na Itália, em questão de meses, poderá realizar o seu sonho tendo em mãos os documentos necessários.
Assinar:
Postagens (Atom)